domingo, 31 de agosto de 2014

ABJETA E SUBLIME CONDIÇÃO HUMANA

Desesperançar-se e esperançar-se, eis a mola-mestra da vida. Terminei de ler o contundente livro-reportagem “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex, e vi mais uma vez como a raça humana é capaz das mais abjetas ações – e omissões – e das mais sublimes também. Mesmo tendo a plena consciência de que convive em mim (e em todos os seres humanos) o que há de pior e de melhor, não me vejo capaz de fazer nem de perto o que foi feito com as pessoas que foram internadas no antigo Colônia, manicômio da cidade mineira de Barbacena.

Nem sendo um dos muitos responsáveis diretamente pelas 60 mil mortes ocorridas naquele verdadeiro campo de concentração utilizado das mais diversas formas para degradar e reduzir a zero a condição humana (mesmo após a morte, com o lucro da venda de corpos para universidades das mais diversas partes do país). Nem enfrentando aquilo tudo com tamanha coragem, abnegação e amor para salvar alguém daquele inferno.

Daniela Arbex
Espero estar errado quanto a isto, sei que muitas vezes nos superamos, e é a partir da autocrítica, do autoconhecimento, que crescemos nas horas certas. Porém, de sã consciência, neste momento, não consigo me ver nem mesmo no lado que defenderei sempre com tanta coragem, abnegação e amor ao próximo. Não é culpa (cristã ou não) que jogo sobre meus ombros, apenas uma reflexão para tentar me entender. E crescer.

Nem como jornalista, minha profissão por 25 anos (de 1988 a 2013), creio que teria sido capaz de produzir uma reportagem tão completa e corajosa. Daniela passou a ser para mim uma referência tardia da profissão que deixei para trás. Antes dela muitos outros denunciaram o que ocorria no Colônia, localizado numa cidade com a qual tenho uma ligação familiar e por onde passei quando criança com meu falecido pai, que lá viveu quando garoto antes de vir para o Rio. Estão todos no livro, grandes homens e grandiosas mulheres.

O livro não recomendo a qualquer um ler, nem sequer observar o vasto material fotográfico de Luiz Alfredo, produzido em 1961, quando trabalhava na revista "O Cruzeiro". Somente àqueles dispostos a se defrontar e encarar de frente o quanto de desumano – e também de divino – a nossa raça encarna.

Veja também:
O ilimitado abuso do homem
Agro câncer

4 comentários:

  1. Ainda preciso de coragem para encarar essa sombra avassaladora. É tão abaixo do humano, tão claramente selvagem que ainda não ouso ler. Inclua-me na sua lista dos que não devem ler....por enquanto! Você deu sensibilidade ao insensível. Belo texto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo fácil ler e ver as fotos deste livro. É tão absurdo que parece irreal. Mas foi muito real e ainda acontece muito de muitas outras formas mundo afora. Obrigado pelo apoio e o amor de sempre. Beijão.

      Excluir
  2. Conheci, estive com a Daniela Arbex no SESC de Jundiaí/SP. Ainda antes da Milícia tomar o Poder Central. Conversamos. Já tinha lido o holocausto e o trágico defumação de seres humanos em Santa Maria no RS. Daniela mostrou a preocupação devivermos o hoje. Tenho fotos com ela e dedicatórias em suas obras. Uma jornalista mineira que nos orgulha e ainda nos faz acreditar que ética e moral norteiam a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Daniela é uma jornalista fundamental, ainda mais num momento como o que vivemos neste maltratado país. Obrigado, Regina (?). Volte sempre.

      Excluir